A Mãe, representa provavelmente a palavra das palavras.A origem das coisas, a linha que tráz à vida o infinito, o útero que dá a forma e que nos protege sem medo. A nossa primeira guerreira e guardiã. Mal nascemos e temos ali ao lado alguém que sem hesitar, dá a vida por nós. Essa proteção vital é o maior sentimento humano, e comum a todas as espécies.
A representação da mãe nas nossas vidas é mais forte do que qualquer outra ligação. Está entranhada na nossa matéria humana, desde o início.
Aliás a origem da palavra Mãe, deriva da palavra Mater ( matéria), que após a ligação à mama (seio que amamenta) como veículo de vida, fez surgir palavras como mamã. Do galego fomos buscar a sonorização de Nai, e formamos a palavra Mãe.
Provavelmente a mãe será o ser que mais influência terá na forma como interpretas a vida, como a vives e como um dia a irás perder. Será através dela que terás os primeiros medos, que não serão mais que pequenas doses de curas, para te prepararem para este grande desafio que é viver.
O amor pelas mães nunca terá fim, só início, e sempre que tiveres triste e sozinho, aquele colinho faz milagres. É como entrares novamente dentro da da barriga dela e sentires que tudo passa.