search instagram arrow-down
Eduardo Merino

O amor é uma alegoria social.

Sem querer ser desmancha prazeres, nem que vocês deixem de fazer corações nas declarações de amor e amizade, nós não amamos com o coração. O coração existe para fazer o sangue correr. E já tem trabalho que chegue.

Amamos na verdade com a cabeça.

Segundo Spinoza, basicamente o amor é a alegria que acompanha uma ideia de uma causa exterior.

Ele altera as ideologias, dizendo que começamos a amar, naquele momento onde alguém nos acrescenta felicidade. Amar é poder dizer: “a ideia de tu existires deixa-me feliz. Faz-me sentir bem “.

Na verdade nós não amamos as outras pessoas. Nós amamos o que as outras pessoas nos proporcionam. Nós somos puramente egoistas na nossa base arcaica.

Por isso esqueçam lá a história de morrer de amor, ou linhas gêmeas traçadas nas estrelas. Nós amamos quando queremos e ponto final. Como é óbvio todo este processo é bastante complexo e envolve muitos processos de adaptação emocional a uma sociedade cada vez mais conflituosa nos egocentrismos.

Para terminar gostaria de relembrar que o amor tem 2 níveis .

– A paixão : que é tipo uma demência com a duração de alguns meses, onde tudo é fantástico. É como que se tivéssemos hipnotizados. Mecanismos básico de encantamento ou de sobrevivência e proliferação da espécie. Neste fase onde tudo são rosas, aí de quem ouse dizer que podemos estar errados. E normalmente grandes resoluções são de evitar. ( Casamentos numa praia deserta sem pensar bem nisso ou tatuagens com os nomes dos amados por exemplo). Podem dar asneira…

– Depois temos o amor companheiro, que dá muito mais trabalho e envolve valores, objetivos comuns, partilha e compromisso. E dura o tempo que tudo isto existir, com a vontade dos intervenientes.

E não esquecer, que aquela pessoa perfeita que tanto sonhamos, não existe. Essa pessoa somos nós .

Deixe uma Resposta
Your email address will not be published. Required fields are marked *

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: