search instagram arrow-down
Eduardo Merino

O Manel tinha um exame final para entrar na faculdade. Era extremamente importante este exame na vida dele. Tinha 2 hipóteses, ou passava ou chumbava.

Para passar ele tinha que estudar a matéria que lhe foi proposta. Apesar de ele ter esse conhecimento, foi deixando rolar, e na hora da verdade chumbou no exame. Nesse momento ficou cheio de raiva do mundo. A culpa foi dos pais que não lhe deram o apoio necessário, os colegas desencaminharam-no e os professores não explicavam nada. Então contratou uma explicadora, mudou de escola e e até foi viver sozinho. Só que voltou a chumbar…

O Manel na verdade tinha de parar e perceber porque chumbou. Entender que provavelmente ele tinha de estudar completamente focado para passar naquele exame. Tinha de mudar o seu comportamento.

Enquanto ele não deixar as desculpas, mudar a sua percepção e alterar o comportamento a vida dele continuará em balanço.

O processo da dor crônica é muito similar.

A sintomatologia acontece sempre por algum fator . Ou falta de descanso, ou excesso de trabalho. Por alimentação desequilibrada ou por escasso exercício físico.

Então nós compramos medicamentos, fazemos cirurgias e colecionamos exames de tudo. Mas na verdade os sintomas ano após ano continuam, amontoam-se e até se multiplicam. Surge então um nome bonito que é a patologia crônica.

A patologia crônica não passa de um conjunto de sintomas em balanço, à espera da mudança de comportamentos dos seus donos.

Como é óbvio exatamente como o Manel, a patologia crônica certo dia já não aguenta mais, e a situação fica insustentável. O Manel desiste de ir para a faculdade e a dor crônica passa a ser permanente .

One comment on “A dor crônica e o Manel

  1. Andreia Costa diz:

    Que verdade!
    Encaixado ….
    Explícito e para pensar…

    Gostar

Deixe uma Resposta
Your email address will not be published. Required fields are marked *

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: