search instagram arrow-down
Eduardo Merino

Cá está aquele tema tabu, na mesma linha de muitos como a sexualidade, que tão pouco se fala e tanto se pratica.

De uma forma geral todos nascemos com uma predisposição para corrompermos o sistema. É algo que já está na genética e posteriormente será influenciado pelo meio. Se o meio for menos favorável à corrupção, a probabilidade é menor, se o meio for fértil, é uma casa a arder.

Furar o sistema, fazer um esquema, falar com um amigo da câmara, convidar um deputado para uma festa, dar aquele sinal na fila para a discoteca ou simplesmente pedir a um conhecido para acelerar aquele pedido nas finanças, é um dia a dia tão nosso.

Fiz uma pergunta nas redes sociais: a corrupção é algo negativo para a sociedade? A resposta de 92% foi SIM

De seguida perguntei: preferes ser adepto de um clube que pode ter indícios de corrupção mas ganha muitos títulos, ou de um clube sem corrupção, mas que não ganha nada? Resumindo, ninguém mais quer ser do sporting 😀.

Brincadeira à parte, estas perguntas demonstram como funciona em muitos momentos os seres humanos: A CORRUPÇÃO é algo muito mau na opinião pública, mas a existir que me traga benefícios.

Se olharmos para os mega processos que existem no nosso país neste momento, onde as mais altas patentes da ética e moral (magistrados) são acusados de crimes que colocam a própria constituição em causa, e o povo critica no café, mas a vida continua.

Tudo isto acontece muito por um compadrio genético e cultural.

Caros amigos, ficamos a saber que todos nós temos apetência para meter a faca no bolo, a corrupção está nas nossas veias, mas da mesma forma que podemos resistir à tentação da carne, também será possível não achar que somos mais privilegiados que os outros humanos.

Se analisarmos a corrupção no mundo, ela anda anda lado a lado com uma variável muito importante: LITERACIA e falta de cultura.

Neste link abaixo podemos analisar a lista atualizada pelo mundo, onde Portugal está no lugar 30.

Necessitamos de uma sociedade mais pensante, que faça parte de uma construção de valores renovada, para que daqui a muitos milhões de anos a genética dos nossos descendentes favoreça quem coopere, acrescente e valorize os valores sociais.

Se quiserem ler mais sobre a temática aconselho este artigo.

#corrupcao

#eduardomerino

#corrupção

Deixe uma Resposta
Your email address will not be published. Required fields are marked *

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: